4 de outubro de 2014

PRODIST E AS HARMÔNICAS

PRODIST - O Procedimento de distribuição de energia elétrica.

No artigo anterior falamos sobre a diferença entre os valores RMS e RMS verdadeiro e suas variações em função da forma de onda.
Neste artigo, falaremos sobre um documento chamado Prodist, que vem da junção de parte das palavras Procedimento de Distribuição. De forma completa, o Prodist é: Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional. Este procedimento - PRODIST são documentos elaborados pela ANEEL e normatizam e padronizam as atividades técnicas relacionadas ao funcionamento e desempenho dos sistemas de distribuição de energia elétrica.
O PRODIST contém nove Módulos como mostrado abaixo:
·         Módulo 1 - Introdução
Destes nove módulos, o oitavo módulo diz respeito à qualidade da energia elétrica. O módulo 8 contém prescrições para diversos distúrbios, como descrito abaixo:
·         Tensão em regime permanente,
·         Fator de potência,
·         Harmônicos,
·         Desequilíbrio de tensão,
·         Flutuação de tensão,
·         Variação de tensão de curta duração e
·         Variação de frequência.
No item 4 temos os harmônicos, que envolvem as correntes e a tensão, porém o Prodist só trata das tensões distorcidas, as harmônicas. Vejamos então o que diz o Prodist neste quesito:
Definição: As distorções harmônicas são fenômenos associados com deformações nas formas de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental.
  
Terminologia:

A tabela acima define as terminologias adotadas no Brasil para as harmônicas. Como as harmônicas foram estudadas por anos, com base em documentos da IEC e do IEEE, é comum, conhecer DTT, por THD – Total Harmonic Distortion, por exemplo.
A metodologia de medição é apresentada abaixo e diz respeito à distorção harmônica individual e total:

Ainda no item 4.4 e 4.5 se definem alguns parâmetros da metodologia de medição e de instrumentação, para que seja garantida a unicidade das medições.
4.4.1 Os sinais a serem monitorados devem utilizar sistemas de medição cujas informações coletadas possam ser processadas por meio de recurso computacional.
4.4.2 A capacidade de armazenamento dos sistemas de medição deve atender os requisitos de banco de dados do protocolo de medição a ser definido pela ANEEL.
4.4.3 Para os sistemas elétricos trifásicos, as medições de distorção harmônica devem ser feitas através das tensões fase-neutro para sistemas estrela aterrada e fase-fase para as demais configurações.
4.5 Instrumentação.
4.5.1 Os instrumentos de medição devem observar o atendimento aos protocolos de medição e às normas técnicas vigentes.
4.5.2 O espectro harmônico a ser considerado para fins do cálculo da distorção total deve compreender uma faixa de frequências que considere desde a componente fundamental até, no mínimo, a 25ª ordem harmônica (hmin = 25).
4.5.3 Os TPs utilizados em um sistema trifásico devem ter as mesmas especificações e suas cargas devem corresponder a impedâncias semelhantes, e serem conectadas em Y – Y aterrado, independentemente do tipo ou classe de tensão. Para os casos sem conexão à terra podem ser utilizados arranjos para os TPs do tipo V.
O item 4.6 traz os valores de referência para as distorções harmônicas de tensão como pode ser visto abaixo:
4.6.1 Os valores de referência para as distorções harmônicas totais estão indicados na Tabela 3 a seguir. Estes valores servem para referência do planejamento elétrico em termos de QEE e que, regulatoriamente, serão estabelecidos em resolução específica, após período experimental de coleta de dados.

4.6.2 Devem ser obedecidos também os valores das distorções harmônicas individuais indicados na Tabela 4 a seguir.

Podemos observar que o Prodist traz vários parâmetros sobre as harmônicas, e se aplicam às redes de distribuição de energia, mas sempre digo que este documento poderá ser usado para uma futura tarifação dos consumidores, já que o Prodist se refere a produtores, distribuidores e consumidores. Fique atento.

No próximo artigo vamos continuar explorando o PRODIST, mas falaremos dos parâmetros de VTCD – Variação de Tensão de Curta Duração. Então até lá!

Nenhum comentário: