27 de março de 2014

POTÊNCIA DA DISTORÇÃO HARMÔNICA

Consome energia mas não realiza trabalho.

No artigo anterior falamos dos estes efeitos harmônicos e mostramos algumas causas nas instalações elétricas. Neste artigo, continuaremos falando destes efeitos. Vamos saber sobre a potência da distorção harmônica.
É isto mesmo, a alteração da forma de onda por meios de senoide com frequências e amplitudes diferentes possuem suas potências características que, por sua vez, afetam o consumo de energia elétrica. Portanto, se fizermos uma avaliação comparativa em nível macro, podemos dizer que ao eliminarmos ou minimizarmos os efeitos das harmônicas em uma instalação podemos reduzir o consumo de energia elétrica, já que a energia é a potência X tempo.
Outro ponto que podemos destacar como parâmetro que se altera pela distorção harmônica é o fator de potência que, no conceito de senoide, é dado pela relação entre potência aparente e potência ativa, sendo comparada ao cosseno Fi (cos Φ), mas na presença de harmônicas este valor deve sofrer uma correção em função dos índices de harmônicas, como pode ser visto na fórmula abaixo:


FP – Fator de Potência
cos Φ – Cosseno do ângulo formando entre Potência aparente e Potência ativa
THDi – Distorção harmônica Total de corrente
Podemos verificar que o fator de potência ganha um elemento de correção em relação ao ângulo das potências que tem como base a distorção harmônica total de corrente.  Como podemos ver no gráfico abaixo:

Veja que a potência total em KVA passa a ser:

Ou seja, a potência total levará em conta a potência da distorção harmônica e, com isto, o consumo de energia aumenta, pois o transformador deverá fornecer esta potência de distorção, porém esta não realizará trabalho sendo desperdiçado.
É importante salientar que devemos estudar os distúrbios de forma integrada para que todos os parâmetros possam ser avaliados. Se tomarmos como base somente o que apresentamos neste artigo, veremos que a redução da potência reativa pode depender também da redução da potência de distorção, com pena de ao reduzir a potência reativa o fator de potência continuar baixo.
Podemos concluir então que um circuito com a presença de harmônicas altera parâmetros como o fator de potência, além dos já vistos anteriormente.

No próximo artigo vamos falar de como identificar e os equipamentos que medem RMS Verdadeiro, até lá.

Nenhum comentário: