11 de setembro de 2007

TRATAR A ENERGIA REDUZ O CONSUMO?

Talvez este seja um bom caminho.

A qualidade de energia é visto como um insumo necessário para o dia a dia de empresas e comércio, além de também ser importante para a vida de um ser humano. Entretanto toda vez que se fala em qualidade de energia elétrica se pensa logo em parada de máquinas, queima de placas e com isso uma série de perdas de produção que acabam aumentando o custo de um determinado produto, porém é possível avaliar a economia de energia através da qualidade de energia. Vamos tentar avaliar um aspecto. É sabido que a presença de harmônica em uma instalação elétrica impõe a circulação de correntes de frequencias múltiplas da frequência fundamental pelo circuito, e também é sabido que estas correntes harmônicas são prejudiciais ao circuito do ponto de vista em geral. Pois bem se avaliarmos a circulação destas correntes harmônicas nos condutores, veremos que eles sofrem um aquecimento acima do normal resultando em aumento das perdas, estas correntes circulando por um transformador também aumentam sua temperatura o mesmo acontece com motores e indutores. Pois bem, este aumento de temperatura é normalmente conhecido como PERDA JOULE, e se é PERDA, não se aproveita, portanto se eliminarmos as harmônicas teremos uma redução das perdas, consequentemente a energia requisitada será menor e com isso há uma redução do consumo da energia em geral. É fato que o tratamento da qualidade da energia não tem como foco principal a economia da energia, mas traz como benefício agregado. Ta ai, então um caminho a se pensar.

1 de setembro de 2007

QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA - Causas, Efeitos e Soluções


1. INTRODUÇÃO
O conceito de Qualidade de Energia está relacionado a um conjunto de alterações que podem ocorrer no sistema elétrico. Uma boa definição para o problema de qualidade de energia é: "Qualquer problema de energia manifestado na tensão, corrente ou nas variações de freqüência que resulte em falha ou má operação de equipamentos de consumidores". Tais alterações podem ocorrer em várias partes do sistema de energia, seja nas instalações de consumidores ou no sistema supridor da concessionária.
Estes problemas vem se agravando rapidamente em todo o mundo por diversas razões, das quais destacamos duas:
instalação cada vez maior de cargas não-lineares. O crescente interesse pela racionalização e conservação da energia elétrica tem aumentado o uso de equipamentos que, em muitos casos, aumentam os níveis de distorções harmônicas e podem levar o sistema a condições de ressonância.
maior sensibilidade dos equipamentos instalados aos efeitos dos fenômenos(distúrbios) de qualidade de energia.
Em alguns ramos de atividade, como as indústrias têxtil, siderúrgica e petroquímica, os impactos econômicos da qualidade da energia são enormes. Nestes setores, uma interrupção elétrica de até 1 minuto pode ocasionar prejuízos de até US$ 500 mil. E diante deste potencial de prejuízos possíveis, fica evidente a importância de uma análise e diagnóstico da qualidade da energia elétrica, no intuito de determinar as causas e as conseqüências dos distúrbios no sistema, além de apresentar medidas técnica e economicamente viáveis para solucionar o problema.

Texto escrito por Edgard Franco e disponível na internet. Para ler o restante clique no título desta matéria